Aula Eletrônica Programação

Display LCD com Arduino

     Autor: Alisson Ricardo da Silva Souza

Nesse tutorial aprenderemos a ligar o display LCD com o Arduino. Então vamos aproveitar aprender e praticar.

Para isso utilizaremos os seguintes componentes e ferramentas:

Arduino

Figura 1 – Arduino Uno.

Figura 1 – Arduino Uno.

Placa de prototipação utilizada nos nossos projetos eletrônicos desse curso.

Protoboard

Figura 2 - Protoboard

Figura 2 – Protoboard

Nessa placa faremos a montagem de nossos exemplos de circuitos elétricos durante o curso.

Jumper

Figura 3 - Jumper

Figura 3 – Jumper

São os conectores que utilizaremos para ligar os componentes elétricos que vamos utilizar.

Display LCD 16×2

Figura 4 (blog.filipeflop.com)

Figura 4 (blog.filipeflop.com)

Dispositivo utilizado para criar uma interface com usuário, mostrando valores medidos e ate mensagens informativas de estado. Confira mais no datasheet http://p3r3.com/wp-content/uploads/2015/08/Datasheet_Display_16x2.pdf

Esse display LCD tem 16 colunas e 2 linhas, com backlight (luz de fundo) azul e letras na cor branca. Para conexão, são 16 pinos, dos quais usamos 12 para uma conexão básica, já incluindo as conexões de alimentação (pinos 1 e 2), backlight (pinos 15 e 16) e contraste (pino 3).

Tabela de Pinagem

Tabela de Pinagem

Agora que já listamos os materiais que utilizaremos, vamos fazer um desenho de como deve ficar nosso circuito elétrico e partir pra prática.

Figura 6 – Desenho do Circuito

Figura 6 – Desenho do Circuito

Este circuito é muito simples de montar, siga as instruções de ligação dos pinos do LCD sugeridos na tabela acima.

Posso mudar a sequência de ligação das pinagens dos componentes?

Sim! Basta você indicar nos comandos de inicialização do componente quais pinos deseja utilizar.

LCD (LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2);)

Agora que já vimos o que fazer, vamos montar nosso circuito.

Figura 7 – Circuito Completo

Figura 7 – Circuito Completo

Agora, para terminar nosso projeto, devemos programar o Arduino e fazer os testes. J

Abra a IDE do Arduino e clique em Arquivo → Novo e digite o código abaixo.

Figura 8 – IDE Arduino

Figura 8 – IDE Arduino

Vamos entender o código apresentado.

  1. Todo o código, ou conjunto de palavras escrito entre os símbolos /* */ ou // é visto pelo compilador do Arduino como “Comentário de Código”, ou seja, não é levado em consideração na geração do código binário .hex. Então, a parte inicial apresentada é um comentário feito pelo autor do código, explicando-o.
  2. Após isso declaramos a biblioteca #include <LiquidCrystal.h>, que contem as configurações básicas para utilizar o Display LCD. Definimos também os pinos que serão utilizados pelos LCD LiquidCrystal lcd(12, 12, 5, 4, 3, 2).
#include <LiquidCrystal.h>
//Define os pinos do display
LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2);
  1. Na função void setup(), o autor declara todas as condições iniciais do código.
void setup() {
lcd.begin(16, 2); //LCD com 16 linhas e 2 colunas
  1. Agora declaramos a função void loop(), onde estarão presentes os comandos para utilizar o display.
// a função loop é executada indefinidamente.
void loop() {
lcd.clear; //Limpa a tela
lcd.setCursor(6, 0); //Posiciona o cursor na coluna 6, linha 0
lcd.print(“P3R3”); //Escreve texto entre aspas no LCD
lcd.setCursor(0, 1); //Posiciona cursor na coluna 0, linha 1
lcd.print(“ENGENHEIRO NAGIB”); //Escreve no LCD a distância
delay(100); // tempo de 100 milissegundos
}

Com esse código podemos mostrar no display qualquer mensagem e valores d variáveis, basta treinar.

Figura 9 - Teste Circuito

Figura 9 – Teste Circuito

Bibliografias

Fotos – Própria Autoria.
[1] Datasheet Display 16×2 – http://p3r3.com/wp-content/uploads/2015/08/Datasheet_Display_16x2.pdf

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